Farmácia Câmpus Divinopolis




Sobre o Curso

  • Duração do curso: 9 semestres
  • Período: Noturno
  • Câmpus: Divinópolis
  • Criação: Resolução 04 de janeiro de 1999
AVALIAÇÃO DO CURSO
CC
MEC
SC
ENADE
2016
SC
CPC:
2016
SC


CONTATO
Curso de Farmácia - Câmpus Varginha
E-mail: farmacia.varginha@unifenas.br
Telefone: (37)-3212-7888
Endereço: Universidade José do Rosário Vellano
Curso de Farmácia
Avenida Tendinho Alvim, 1000
Bairro Liberdade, Divinópolis/MG Bloco: 1

COORDENAÇÃO
Busca do Farmacêutico

O curso de Farmácia da UNIFENAS, visando sempre qualidade de ensino, forma profissionais capazes de atuar em 78 áreas segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), entre elas: Cosmetologia Estética, farmácia Clínica, farmácia Industrial, Análises Clínicas, Farmácia Hospitalar, Indústrias Farmacêutica, Industria de Alimentos e Perícia Criminal.


Campo ilimitado de atuação

Em todas as áreas, o farmacêutico vê-se envolvido com possibilidades múltiplas que, entre outras, incluem, além da assistência e administração, a dispensação e manipulação de medicamentos e cosméticos, controle e garantia da qualidade de medicamentos, alimentos e cosméticos, execução e interpretação de exames sobre as diversas patologias e procedimento de análises toxicológicas. No ambiente hospitalar é o responsável pela padronização e dispensação de medicamentos. Atua na identificação botânica, extração de princípios ativos, produção e controle de qualidade de fitoterápicos e fitofármacos, prescrição de plantas medicinais e na descoberta de futuros fármacos. Na área de saúde estética, o farmacêutico é responsável por estabelecimentos nos quais se utilizam técnicas de natureza estética e recursos terapêuticos para fins estéticos. Este profissional também pode atuar em pesquisas direcionadas à questão ambiental em vários níveis.


Sólida formação profissional

• O graduando trabalha as competências que lhe permitem a atualização contínua e permanente para que possa acompanhar as transformações e inovações de sua realidade profissionalsos, palestras, conferências, monitorias e projetos de iniciação científica.
• Aulas práticas em vários laboratórios amplos e equipados
• Professores mestres e doutores
• Participação em congressos, palestras e feiras de profissões
• Projetos de extensão, inovadores e integradores e de iniciação científica
• Monitorias e programas de internacionalização
• O discente aprende fazendo.


Histórico

O Curso de Farmácia da UNIFENAS – Câmpus de Varginha foi criado em 2023 (Resolução CONSUNI nº. 13-A de 27/02/2023). O curso de Farmácia forma profissionais com qualidade, adotando um modelo de ensino-aprendizagem que estimula o desenvolvimento do futuro profissional farmacêutico através de abordagens criativas e inovadoras.
O curso de Farmácia da UNIFENAS tem o intuito de formar profissionais que atuassem como profissionais da saúde, com grande campo de atuação, dentre elas, a atenção farmacêutica com a orientação à população sobre o uso correto e racional de medicamentos e também nos diversos estabelecimentos farmacêuticos, onde a presença deste profissional é indispensável.


Projeto Pedagógico

O Projeto Pedagógico do Curso de Farmácia da UNIFENAS conduz à formação de um profissional generalista e aborda as ações que aperfeiçoam o ensino farmacêutico para à formação de um profissional compromissados com a melhoria de vida da comunidade.
Os conhecimentos essenciais à formação do profissional farmacêutico são desenvolvidos durante o curso em atividades diversas como: aulas teóricas e práticas, atividades complementares e integradoras, estágios, programas de extensão, ligas universitárias e de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso e atividades que simulam o ambiente profissional, com o objetivo de atender as competências e habilidades inerentes à profissão e também as exigências do mercado de trabalho.
Portanto, a UNIFENAS pretende não só preparar seu acadêmico para o mercado de trabalho, mas despertar-lhe uma percepção crítica dos problemas da sociedade, superando a simples transmissão repetitiva de conhecimento e buscando a criação de novas expressões do saber, a partir da realidade e expectativa da sociedade na qual está inserida.


Monitoria

O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por aluno de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada. O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular. O exercício da Monitoria pode ser voluntário ou remunerado. A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o aluno monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias à sua formação acadêmica. O Programa possibilita a participação de alunos na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências próprias da atividade pedagógica. Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.


Atividades Complementares

As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica. A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar.
O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas.
É obrigatória a participação do aluno nas atividades previstas em pelo menos dois dos cinco grupos indicados pela UNIFENAS. Em cada grupo serão permitidos, no máximo, os seguintes percentuais da carga horária curricular para as atividades complementares:
Grupo 1 – ENSINO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 2 – PESQUISA - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 3 – EXTENSÃO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - 20% carga horária de Atividade Complementar
Grupo 5 – OUTRAS ATIVIDADES - 10% da carga horária de Atividades Complementares


Projetos Inovadores Integradores

Os Projetos Inovadores e Integradores – (PII) têm como finalidade aproximar os cursos de graduação da UNIFENAS das ações do mundo profissional e globalizado, na forma de componentes curriculares para os cursos de graduação, permitindo novas situações que facilitam o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) importantes na formação do discente, repercutindo em sua vida profissional.
Os PIIs obedecem diretrizes evolutivas, capaz de criar mecanismos que estimulem o desenvolvimento de múltiplas competências: criatividade, diálogo e comunicação, pensamento sistêmico, adaptabilidade proativa, resiliência evolutiva, lideranças porpropósitos, conhecimento digital, empatia multifocal, eficiência, agilidade não apressada, equilíbrio socioemocional e recapacitação.


TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) adotado como um requisito para a formação do aluno é um conjunto de processos de estudo, de pesquisa e reflexão que caracterizará a vida intelectual do aluno. Este estudo objetiva a continuidade garantida da produção de conhecimentos. O aprofundamento da vida científica passará a exigir do estudante uma postura de auto avaliação didática que será, sem dúvida, crítica e rigorosa.
O TCC tem a função de reforçar os conteúdos ministrados aos alunos no decorrer do Curso de Farmácia, na medida em que estes escolhem temas de pesquisa e desenvolvem reflexões relacionadas com os conhecimentos trabalhados nas disciplinas. São pesquisas orientadas e propiciam o desenvolvimento da produção científica.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é desenvolvido a partir do 11º módulo e com apresentação pública no 13º módulo.


Estágios Curriculares Supervisionados

O Estágio Curricular Supervisionado tem um papel estratégico na formação do aluno como profissional qualificado. É uma etapa importante na formação do estudante por lhe trazer maturidade profissional e técnica, contato com profissionais da área, vivência e convivência com pessoas e a oportunidade de conectar o saber ao fazer.
Colocando em prática a teoria, o discente, em contato com profissionais de sua futura área de atuação, tem a oportunidade de aprimorar sua técnica e de adquirir a maturidade indispensável que, posteriormente, irá qualificá-lo como profissional capacitado
Os estágios do curso de Farmácia são subdivididos em 9 momentos (Estágio I, II, III, IV, V, VI, VII, VII, IX) sendo desenvolvidos em diversas áreas, tais como: drogarias, farmácias de manipulação, farmácia hospitalar, indústrias químicas, farmacêuticas, cosméticos e de alimentos e em laboratórios de análises clínicas. São acompanhados, ao longo do semestre, por um professor orientador de estágio, que realiza atividades presenciais relacionadas às atividades desenvolvidas no estágio (grupos de discussão, apresentações orais, entre outras).


Perfil do Egresso

O egresso possui formação na área de medicamentos, cosméticos e afins, atuando no desenvolvimento, produção, controle e garantia da qualidade tanto da matéria-prima quanto do produto acabado. Executa, interpreta e garante a qualidade nas análises clínicas e toxicológicas. Desenvolve os procedimentos necessários para a análise e o controle da qualidade de alimentos. Este é um profissional compromissado com a sociedade, capaz de atuar técnica e criticamente no desenvolvimento, manipulação, dispensação e uso correto dos medicamentos, bem como no planejamento e gerenciamento da assistência farmacêutica individual, coletiva e na saúde pública, sendo parte integrante de equipes multiprofissionais de saúde.
O egresso de Curso de Farmácia da UNIFENAS é um profissional com amplo conhecimento científico, capacitação técnica e habilidades para definição, promoção e aplicação de políticas de saúde, respeitando a legislação vigente e os princípios éticos da profissão.


Portal do Egresso


Pesquisa

Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente. A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais. A participação dos alunos do Curso de Farmácia em projetos de pesquisa ocorre em diversos setores da UNIFENAS.


Extensão

As ações de extensão do curso de Farmácia são significativas e acontecem durante todo o ano por meio de projetos, cursos, simpósios, jornadas, congressos, campanhas, eventos e prestação de serviços. A criação de projetos de extensão e eventos inicia-se em sala de aula, pelos próprios alunos, que, orientados por seus professores, estruturam e executam as ações sustentáveis e empreendedoras. Estas atuações apresentam características variadas, sendo sempre muito bem fundamentadas para que percebam sua importância e verifiquem um aprendizado mútuo entre a comunidade e o acadêmico.

Página da Extensão Universitária


Laboratórios

Curso de Farmácia da Unifenas possui infraestrutura de qualidade, com equipamentos e instalações adequadas às práticas biológicas, químicas e farmacêuticas além de contar com laboratórios nas seguintes áreas:
• Laboratório de Multidisciplinares I, II, III
• Laboratório de Análises Clínicas I e II
• Laboratório de Modelo de Análises Clínicas
• Laboratório de Estética e Acupuntura
• Centro Anatômico


Laboratórios de Informática

Os laboratórios de informática estão disponíveis aos estudantes como ferramenta de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São equipados com computadores cujas configurações atendem plenamente às necessidades dos cursos. Softwares e aplicativos específicos simulam situações que o estudante vivenciará no exercício de sua profissão. Os laboratórios são conectados à Internet à qual garante livre acesso aos seus usuários.


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