Notícias UNIFENAS

Notícias

14 de novembro de 2025

RUF 2025: UNIFENAS se destaca com cursos entre os melhores de Minas e do Brasil


Everton Marques
Ampliar foto

A UNIFENAS colheu bons frutos com a divulgação do RUF (Ranking Universitário Folha), que é dividido em ranking de universidades e rankings de cursos. No primeiro, 204 instituições são avaliadas pelos indicadores de pesquisa, de internacionalização, de inovação, de ensino e de mercado. Já nos rankings de cursos, são analisadas as 40 graduações com mais ingressantes no país. Importante ressaltar: o RUF não é uma avaliação do MEC, mas um levantamento de mercado realizado pela Folha de São Paulo, baseado em dados científicos, informações do Inep-MEC e pesquisas de opinião do Datafolha.

Nesse cenário, a UNIFENAS se sobressaiu como uma das instituições privadas mais bem posicionadas de Minas Gerais, com resultados expressivos em suas graduações. Doze cursos aparecem entre os dez melhores entre as universidades privadas do estado: Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia. Entre os destaques, três graduações reforçam a força acadêmica da UNIFENAS: Medicina e Biomedicina conquistaram o 1º lugar entre as instituições privadas mineiras. Odontologia ficou em 2º lugar em Minas Gerais e alcançou o 4º lugar no ranking nacional.

O desempenho da UNIFENAS repercutiu nas redes sociais; professores e gestores comemoraram. A Pró-Reitoria Acadêmica afirmou que os resultados são o reflexo das gestoras da instituição que levam à frente o legado de excelência do fundador, professor Edson Antônio Velano: “Esses resultados refletem o compromisso constante da UNIFENAS com a formação de profissionais éticos, humanos e altamente capacitados. Mais do que números, esse reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo: professores dedicados, alunos engajados, infraestrutura de ponta e uma proposta pedagógica inovadora que une teoria, prática e responsabilidade social”.

De acordo com a divulgação da Folha, as carreiras avaliadas pelo RUF consideram diferentes nomenclaturas de cursos presenciais e exclui os cursos tecnólogos e graduações a distância. Os dados que compõem os indicadores de avaliação do ranking universitário “são coletados por uma equipe da Folha em bases nacionais e internacionais de periódicos científicos, de patentes, em bases do Inep-MEC (Censo da Educação Superior e Enade), em agências estaduais e federais de fomento à ciência e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha”.



UNIFENAS Vestibular