Terapia Ocupacional Câmpus Divinópolis



Sobre o Curso

  • Duração do curso: 4 anos
  • Período: 8 Períodos
  • Câmpus: Divinópolis
  • Criação: 27/09/2024

AVALIAÇÃO DO CURSO
ENADE
2016
NA
CPC
2016
NA
CC
MEC
NA

CONTATO
Curso de Terapia Ocupacional - Câmpus Alfenas
E-mail:
Telefone: (37) 3212-7888
Endereço: Avenida Tendinho Alvim, 1000, Liberdade,Divinópolis/MG
Bloco 1
CEP 35502-634

COORDENAÇÃO
Destaque no panorama econômico

O Terapeuta Ocupacional formado na Unifenas, será um profissional de nível superior voltado aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos, na atenção básica, média complexidade e alta complexidade.


Formação polivalente

A Unifenas promove a formação do terapeuta ocupacional que tem como objetivo beneficiar pessoas de todas as faixas etárias e que tenham alguma limitação ou incapacidade de realizar atividades do dia a dia. As atividades do profissional terapeuta ocupacional, estendem-se por diversos campos das Ciências de Saúde e Sociais.


Múltiplas áreas de atuação

O terapeuta ocupacional avalia seu cliente para a obtenção do projeto terapêutico indicado; que deverá, resolutivamente, favorecer o desenvolvimento e/ou aprimoramento das capacidades psico-ocupacionais remanescentes e a melhoria do seu estado psicológico, social, laborativo e de lazer.


Histórico

O Curso de Terapia Ocupacional da UNIFENAS – Câmpus de Varginha foi criado em 2024 ( Portaria Reitoria nº 20 de 19 de fevereiro de 2024 ). O curso de Terapia Ocupacional forma profissionais com qualidade, adotando um modelo de ensino-aprendizagem que estimula o desenvolvimento do futuro profissional através de abordagens criativas e inovadoras. O curso de Terapia Ocupacional da UNIFENAS tem o intuito de formar profissionais que atuassem como profissionais da saúde mental, com grande campo de atuação e também nos diversos campos de trabalho, onde a presença deste profissional é indispensável.



Projeto Pedagógico

O Projeto Pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional, construído para nortear a formação do Terapeuta Ocupacional, é baseado nas normas orientadoras das Diretrizes Curriculares Nacionais, legislações específicas do Curso, atreladas à Missão da UNIFENAS e aos princípios e valores que norteiam a formação deste profissional. Este é estruturado objetivando a formação de profissionais aptos a realizar todas as atividades relacionadas às habilidades e competências inerentes aos seus campos de trabalho.
A garantia de formação integral do Terapeuta Ocupacional, por meio do projeto pedagógico, implica o aprofundamento necessário de conhecimento em sua dimensão científica e histórica, compartilhada em experiências com práticas coletivas, que abranjam a dimensão de cidadania, formação esta que integre diferentes conteúdos, cenários de ensino e de prática redimensionada como prática social, fortalecida por sua capacidade de mobilizar, organizar, agir e transformar a realidade.
Pretende-se que toda capacitação técnica seja oferecida ao longo do curso com vistas à formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, permitindo-lhe seu imediato ingresso no mercado de trabalho. Sua matriz curricular foi criteriosamente definida para possibilitar ao aluno transitar pelas diferentes áreas de atuação, sem prejuízo de sua formação generalista.
A aliança entre teoria e prática, a interação ensino/pesquisa/extensão, e o compromisso com a interdisciplinaridade trazem ao aluno uma formação integral.


Monitoria

O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por aluno de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada. O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular. O exercício da Monitoria é voluntário e pode ser remunerado. A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o aluno monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias a sua formação acadêmica. O Programa possibilita a participação de alunos na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências próprias da atividade pedagógica. Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.
Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.


Atividades Complementares

A atividade complementar é toda e qualquer atividade relacionada ao desenvolvimento acadêmico, desde que seja distintas das disciplinas curriculares obrigatórias do curso.
As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica, objetivando enriquecer o conhecimento.
A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar, mas este também pode realizar atividades além das ofertadas pela instituição. O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas. É obrigatória a participação do aluno nas atividades previstas em pelo menos dois dos cinco grupos indicados pela UNIFENAS.

Em cada grupo serão permitidos, no máximo, os seguintes percentuais da carga horária curricular para as atividades complementares:
Grupo 1 – ENSINO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 2 – PESQUISA - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 3 – EXTENSÃO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - 20% carga horária de Atividade Complementar
Grupo 5 – OUTRAS ATIVIDADES - 10% da carga horária de Atividades Complementares


Atividades Integradoras

O Projetos Inovadores e Integradores consistem em inovações pedagógicas cuja finalidade é alterar a concepção dos cursos, tornando-os mais próximos da relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira. Destinam-se, sobretudo, à atualização curricular – com conteúdos programáticos variáveis – pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não se desenvolvem em disciplinas autônomas. São componentes curriculares obrigatórios nos cursos de graduação, obedecem uma diretriz evolutiva e permitem novas situações que facilitam o desenvolvimento de múltiplas competências, importantes na formação do discente, com repercussão em sua vida profissional.
Os Projetos Inovadores e Integradores (PIIs), proporcionam integração dos conteúdos e permitem exercitar sua criatividade e desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e senso ético e crítico. São desenvolvidos utilizando-se estratégias de ensino-aprendizagem de metodologias ativas.


TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) adotado como um requisito para a formação do estudante é um conjunto de processos de estudo, de pesquisa e reflexão que caracterizará a vida intelectual do estudante. Este estudo objetiva a continuidade garantida da produção de conhecimentos. O aprofundamento da vida científica passará a exigir do estudante uma postura de autoavaliação didática que será, sem dúvida, crítica e rigorosa.
O TCC tem a função de reforçar os conteúdos ministrados aos estudantes no decorrer do Curso de Agronomia, na medida em que estes escolhem temas de pesquisa e desenvolvem reflexões relacionadas com os conhecimentos trabalhados nas disciplinas. São pesquisas orientadas e propiciam o desenvolvimento da produção científica.


Estágios Curriculares Supervisionados

O estágio curricular supervisionado é um componente estratégico na formação do estudante como futuro profissional qualificado. É nele que o estudante sedimenta os conhecimentos e competências adquiridos ao longo do curso, possuindo um papel estratégico na formação do aluno como profissional qualificado. Colocando em prática a teoria, o discente, tem a oportunidade de aprimorar sua técnica e de adquirir a maturidade indispensável que, posteriormente, irá qualificá-lo como profissional capacitado. Nos últimos períodos do curso, o acadêmico tem a oportunidade de realizar estágios supervisionados na Clínica Escola, localizada dentro do próprio Campus. Todo o estágio é acompanhado por um supervisor docente, onde o discente terá maior segurança para a realização dos procedimentos nas mais diversas complexidades.


Perfil do Egresso

O perfil do egresso/profissional em Terapia Ocupacional, formado pela UNIFENAS, de acordo com as DCN’s (Resolução CNE/CES 6 de 19/02/2002), será de um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, preparado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades, referente a atenção à saúde, integrando-se em fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde e pautado em princípios éticos no campo clínico terapêutico e preventivo das práticas de Terapia Ocupacional e na compreensão da realidade social, cultural e econômica no seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade, atuando multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente.


Pesquisa

Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente. A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais. A prática da pesquisa incentiva o corpo discente e docente a não só observar a realidade, mas também com ela dialogar e sobre ela agir.
- Página de Pesquisa e Pós-graduação Unifenas
- Tutorial de utilização do portal da CAPES
- Tutorial de utilização de bibliotecas virtuais em Saúde (Parte I)
- Tutorial de utilização de bibliotecas virtuais em Saúde (Parte II)



Labroratórios

O curso conta com laboratórios básicos e especializados que se destinam à realização das atividades práticas necessárias ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à formação do profissional de Terapia Ocupacional.

São eles: - Laboratórios Multidisciplinares 1 e 2
- Clínica Escola
- Sala de Movimento
- Laboratório de Anatomia
Outros Cenários de Práticas - conveniados - CAPS
- UBS / Policínicas
- Clínica de Psicologia
- Clínicas Particulares

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