Propiciar condições de aprofundamento e atualização do conhecimento na área de LIBRAS/BRAILLE com o objetivo de formar profissionais especialistas capazes de atuar em instituições escolares, centros especializados, noutros espaços de trabalho e nas diversas esferas sociais, promovendo a inclusão das pessoas surdas, cegas e surdocegas na escola e na sociedade.
Quinzenal/sábado (M/T)
30
18 meses
420 h/a
Câmpus Campo Belo
Professores Titulados da UNIFENAS e Convidados.
(Lato sensu)
Análise de Curriculum Vitae
A Especialização em LIBRAS/BRAILLE está aberta a profissionais graduados formados em Pedagogia, Letras, Fonoaudiologia, Psicologia e demais áreas, sejam licenciados ou bacharéis, professores, dirigentes, profissionais da saúde ou qualquer profissional que tenha interesse em atuar na inclusão da pessoa surda, cega e surdocega dentro da sociedade.
- Fundamentos e Legislação Próprios da Educação Especial
- Metodologia do Trabalho Cientifico
- Aspectos Biológicos da Surdez, da Cegueira e Surdocegueira
- Código de Ética do Intérprete e Guia-intérprete
- Libras – Língua Brasileira de Sinais
- História da Educação de Surdos: Oralismo, Bilinguismo, Comunicação Total
- Sistema Braille
- Tecnologia Assistiva e Orientação e Mobilidade
- Noções de Guia-interpretação
De acordo com a Resolução do CNE/CES, nº 1, de 6 de abril de 2018 os cursos de especialização são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação.
De acordo com o regulamento da Pós-graduação da UNIFENAS, para a obtenção do certificado de especialização, o aluno deverá possuir frequência superior a 75% e ter sido aprovado em todas as disciplinas/módulos do curso.
Graduada em Linguística e Letras, Psicopedagoga, Especialista em Língua Portuguesa, Educação Especial e Libras - Língua Brasileira de Sinais.
A UNIFENAS reserva-se o direito de não realizar o curso caso não sejam preenchidas as vagas.
Você participa, avalia e a UNIFENAS melhora
A CPA – (Comissão Própria de Avaliação) é o órgão responsável pelos processos internos de avaliação institucional da UNIFENAS, de sistematização e disponibilização de informações para o INEP/MEC e os órgãos de gestão da Instituição. É constituída por quatro representantes do Corpo Docente, quatro representantes do Corpo Técnico Administrativo, três representantes do Corpo Discente e outros três representantes da Sociedade Civil Organizada, eleitos, entre os inscritos, para um mandato de 3 (três) anos
O objetivo geral da Avaliação Institucional, que está sob a responsabilidade da CPA, é promover a qualidade da oferta educacional em todos os sentidos e a principal contribuição é possibilitar o encaminhamento de ações que objetivem as correções e as melhorias das deficiências apontadas, nas avaliações, pelos discentes, docentes, colaboradores e comunidade externa. Participe: https://www.unifenas.br/cpa.asp
A alta qualidade de ensino oferecido pela UNIFENAS levou seu curso de Medicina a ser classificado, novamente, em 1º lugar entre as escolas particulares de Minas Gerais pelo RUF (Ranking Universitário Folha) 2018.
O curso teve a mesma classificação do que no ano passado. No mesmo quesito, os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária ficaram em 2º lugar, sendo que Agronomia se destaca ainda como 3º lugar entre as melhores privadas do Brasil.
O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012. Ainda de acordo com a pesquisa, a UNIFENAS é a primeira universidade particular do estado de Minas em publicação científica por docente e também em citações por docente. É a segunda melhor Universidade particular do estado.
A UNIFENAS, sempre pautada pelo ensino de qualidade e de vanguarda, adquiriu uma ferramenta tecnológica que permite ao aluno e ao professor estudar e aprofundar-se nos conhecimentos de anatomia humana, fisiologia, histologia e anatomia veterinária em sistema tridimensional. Trata-se da Plataforma multidisciplinar 3D, a mesa anatômica; que estará conectada a duas telas touchs de 65 polegadas e 40 tablets que fornecem conexão e interatividade integral ao aprendizado.
O sistema é uma poderosa ferramenta educacional com a capacidade de levar a realidade dos hospitais para dentro das salas de aula. A mesa realiza a reconstrução do corpo de pacientes reais em 3D a partir de Tomografias e Ressonâncias Magnéticas utilizadas junto com os melhores Atlas Anatômicos disponíveis no mercado.