Profa. Aline Souza, coordenadora adjunta do curso de Medicina-BH; Prof. Galileu Bonifácio, diretor clínico do Ceasc; Dra. Viviane Araújo Velano Cassis, vice-reitora e pró-reitora de planejamento e desenvolvimento; Dra. Larissa Araújo Velano, pró-reitora administrativo-financeira; Profa. Maria do Rosário Araújo Velano, reitora; e o Prof. José Maria Peixoto, coordenador do curso de Medicina-BH
O curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, celebrou a conquista da nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação) com uma festa realizada em Nova Lima - MG, no dia 1º de novembro. A comemoração contou com a apresentação de Celsinho Voxl e Banda, e encerrou com a dupla sertaneja Rick e Nogueira. Entre as duas atrações, o ponto alto, o discurso da reitora Profa. Maria do Rosário Araújo Velano, seguido pelas palavras de suas filhas, Dra. Viviane Araújo Velano Cassis e Dra. Larissa Araújo Velano.
O curso de Medicina, que iniciou suas atividades em Belo Horizonte no ano de 2003, nasceu com o compromisso de levar ensino de qualidade à capital mineira. O reconhecimento com a nota 5 do MEC confirma a excelência e o pioneirismo da graduação, que adotou o método de ensino PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) e se tornou referência para outras instituições de ensino superior. "Esta conquista é motivo de orgulho para todos nós e nos inspira a ir adiante com garra e determinação. Contando sempre com a ajuda de Deus que, ao longo de nossa trajetória, sempre foi luz que iluminou nosso caminho, dando-nos sabedoria e discernimento na tomada de decisões", afirmou a reitora Profa. Maria do Rosário. Ela ressaltou a importância de cada membro da comunidade acadêmica, dos gestores aos profissionais de limpeza, e da dedicação dos alunos que integram essa trajetória.
Dra. Viviane, vice-reitora e pró-reitora de planejamento e desenvolvimento, recordou a primeira aula magna do curso, em 10 de março de 2003, um momento que consolidou o sonho de seu pai, o Prof. Edson Antônio Velano, de levar educação médica de excelência a Belo Horizonte. “Este dia marcou a conquista das mais relevantes, não apenas para nós, mas também para a Medicina no Estado de Minas Gerais. Isso porque ele trouxe a UNIFENAS para a capital com o lema na cabeça e uma missão de vida. Ele dizia: ‘A qualidade é irrenunciável’”., declarou ao recordar as palavras de seu pai.
Destacou ainda a inovação do método de ensino e a liderança que o curso conquistou desde 2018; o que revela o compromisso de formar médicos capacitados. “Há mais de 20 anos estamos aqui com um método inovador, que foi o PBL, idealizado pelo meu pai, no ano de 2003. E é muito, muito gratificante saber que a gente preza pela excelência e estamos conseguindo manter o legado dele.”
Na sequência, Dra. Larissa Araújo Velano, presidente da Fundação que mantém a UNIFENAS e pró-reitora administrativo-financeira, relembrou momentos desafiadores da criação do curso, quando seu pai a levou até Poços de Caldas para convidar o Dr. Carlos Mosconi para coordenar o curso de Medicina em BH. “Viemos então, eu e o Dr. Mosconi para BH com a nobre missão. Enfrentamos vários desafios, como o embargo de obras, mais de uma vez, e a incredibilidade dos pais dos nossos alunos. Vencemos, hoje somos excelência”, afirmou.
Dra. Larissa expressou gratidão àqueles que fizeram e fazem parte da construção do curso de Medicina e citou nominalmente os que estiveram juntos com a comissão de avaliadores do MEC. “É uma dor não termos mais o papai entre nós. Para celebrarmos aqui o que ele plantou com tanto amor, com tanta dedicação e ao que ele se dedicou durante a sua vida. Agradecemos a Deus o tempo em que ele esteve entre nós. Aos nossos professores, tutores, supervisores de estágio, funcionários, aos nossos hospitais parceiros e demais instituições de saúde parceiras. Obrigada por se dedicarem e vestirem a camisa da UNIFENAS. Vamos celebrar.”
Orgulho de fazer parte dessa históriaCoordenadores e professores que contribuíram para o resultado junto ao MEC deixaram seus depoimentos. O Prof. José Maria Peixoto, atual coordenador do curso de Medicina, e há 20 anos como professor do curso, afirmou que a nota 5 certifica o compromisso com uma educação centrada no estudante e na formação humanista. “A gente tem certeza que o professor Edson está muito feliz, porque esse curso foi idealizado por ele. Uma visão de futuro. Ele buscou inspiração na Faculdade Maastricht, na Holanda, para a construção desse curso. E ele, com certeza, de onde estiver, está feliz e comemorando com a gente. Seguimos o que ele propunha, o que sonhava”.
Já a professora Aline Souza, coordenadora adjunta, celebrou o reconhecimento do trabalho desenvolvido por toda a equipe e compartilhou que os alunos deixaram relatos emocionados para os avaliadores, o que contribui significativamente para o resultado obtido. “A gente está muito feliz de ter esse momento, uma festa maravilhosa dessa. É uma coroação desse trabalho de muito tempo. Desse trabalho tão precioso que a nossa equipe desenvolveu ao longo do tempo.”
O Prof. Galileu Bonifácio da Costa Filho, diretor clínico do Ceasc (Centro de Estudos e Atenção à Saúde da Comunidade), manifestou seu orgulho de fazer parte dessa história e pelo impacto do Ceasc na comunidade de Belo Horizonte, regional norte. “É com muito orgulho e satisfação que eu estou aqui nesta festa comemorando. É uma alegria muito grande! E os cumprimentos para a família Velano que está sempre nos apoiando para essas nossas conquistas e as próximas que virão.”
Para quem participou da comemoração, uma impressão ficou evidente nos discursos da reitora e pró-reitoras: o momento não foi apenas uma festa, mas a reafirmação de continuidade ao legado do Prof. Edson Antônio Velano e que direciona o futuro da UNIFENAS como uma instituição de referência no ensino médico em Minas Gerais e no Brasil.
UNIFENAS Vestibular