Notícias UNIFENAS

9 de outubro de 2024

Julgamento do curso de Direito prepara alunos para desafios do judiciário

Everton Marques
Ampliar foto
Estudantes no Salão do Júri da UNIFENAS durante o 29º Julgamento

A UNIFENAS promoveu o 29º Julgamento do Curso de Direito, uma atividade tradicional que simula práticas reais dos tribunais para os alunos do 3º módulo. Esta iniciativa, que ocorre há quase duas décadas, visa desenvolver habilidades práticas essenciais para futuros advogados, promotores e juízes.

Os estudantes participaram de simulações que incluíram sustentações orais de casos jurídicos complexos. Um destes casos envolveu o dilema de um oficial de justiça confrontado com uma ordem inconstitucional de um ministro do Supremo Tribunal Federal, que solicita censura prévia a um senador da República. A recusa do oficial em cumprir a ordem gera debate quanto a responsabilidade e os limites da obediência hierárquica.

O professor Pablo Viana, responsável pela atividade, destacou a importância desse exercício para preparar os alunos diante de possíveis situações no judiciário. Segundo ele, os casos abordados são dilemas reais ou suposições que poderiam se tornar realidade. "Essa experiência não apenas estimula o senso crítico dos alunos, mas também os expõe a desafios que os profissionais do Direito enfrentam diariamente."

O Julgamento do Curso de Direito da UNIFENAS fortalece as habilidades de argumentação dos alunos, seja na acusação ou na defesa, e também reforça o compromisso da Universidade em formar profissionais preparados e éticos para enfrentar os desafios da profissão.

UNIFENAS Vestibular