Notícias UNIFENAS

2 de outubro de 2024

MPMG: violência contra a mulher em pauta

Everton Marques
Ampliar foto
Reitora Maria do Rosário Araújo Velano e as autoridades do Ministério Público

A UNIFENAS apoiou e sediou o Encontro Regional do Ministério Público de Minas Gerais - MPMG, organizado com o apoio do CEAF - Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Funcional do MPMG. A comunidade acadêmica do curso de Direito da Universidade pode também prestigiar a palestra “Os desafios do enfrentamento à violência doméstica e familiar em Minas Gerais e o dever da atuação com perspectiva de gênero”.

Presente ao encontro, a professora Maria do Rosário Araújo Velano, reitora da Universidade, disse que a UNIFENAS se sentia honrada em sediar o evento do Ministério Público de Minas Gerais. Entre as autoridades, estava o Dr. Jarbas Soares Júnior, procurador geral de Justiça e presidente do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.

Em entrevista, o procurador relatou que Minas Gerais “é o Estado que mais tem feminicídio no Brasil”. Acrescentou que o Ministério Público tem atuado com promotorias especializadas na proteção à mulher. “Temos combatido diariamente esse tipo de violência”, disse Dr. Jarbas.

A palestra proferida aos membros do MPMG e convidados foi proferida pela promotora de justiça, Patrícia Habkouk, que é coordenadora das promotorias de combate a violência doméstica e familiar contra a Mulher. “O Brasil é o 5º país do mundo mais violento para as mulheres. Todos os dias, quando a gente liga a TV ou entra na internet, a gente tem notícia de um episódio de violência, muitos feminicídios. Então, este é um tema do dia, que a gente precisa refletir sobre ele, entender as especificidades dessa forma de violência e planejar ações mais eficazes”, afirmou a promotora.

O Encontro Regional do MPMG em Alfenas ocorreu no Auditório Professor Edson Antônio Velano, na Biblioteca Central da Universidade, no dia 26 de setembro.

UNIFENAS Vestibular